domingo, 4 de novembro de 2012

Cidade dos Minaretes

Também conhecida como a Cidade das Sete Colinas, ISTAMBUL é o maior pólo da TURQUIA, antiga Constantinopla, a única cidade do mundo localizada em dois continentes, famosa nos livros de história; marca no calendário histórico e também antiga capital dos impérios bizantino, romano e otomano. Apesar de não ser a capital, é a principal e mais populosa cidade do país, além da quantidade de turistas que assusta, principalmente já na chegada no aeroporto ( prepare-se para uma enorme fila na imigração ). Possui a 13ª Maravilhas do Mundo Moderno, a Catedral ou Basílica ou Igreja ou Mequita de Santa Sofia ( Ayasofya ou Hagia Sophia = Santa Sabedoria ou Sabedoria Divina ou Sagrada Sabedoria )  hoje um museu que se encontra em constante restauração e desgaste visível pelo tempo onde a Europa se divide com a Ásia pelo Estreito de Bósforo ou simplesmente Bósforo que significa “ passagem do boi “, o qual é bem agitado pela movimentação de vários barcos ( o qual aconselho um passeio ) e navios de cruzeiros. Ainda, no bairro Sultanahmet, que é onde se concentra o melhor da cidade para o turista, tem o Palácio Topkapi ( significa Porta do Canhão ); uma enorme residência dos Sultões construído com a emenda de vários jardins e espaços com o dobro do tamanho do Vaticano onde visitá-los requer muita paciência devido a avalanche de turistas já que o país é um dos mais visitados no mundo ( fácil encontrar brasileiros ) sendo muito difícil visitar todas as salas onde as pessoas se empilham como “ sardinha em lata “. Inclusive é possível visitar o local onde era o Harém, espaço onde os Sultões guardavam suas concubinas ou mulheres ( até 1.000 ! ) o que demonstra a vida chata desses reis otomanos. Já o Grand Bazar ou Grand Bazaar não é grande nem enorme ... é IMENSO ! Obrigação de todo turista; uma verdadeira loucura e/ou aberração com cerca de 4 mil lojas, um labirinto onde se deve marcar bem o local de entrada para não se perder facilmente. Os preços são bons e os vendedores fazem jus à fama; querem agradar a qualquer preço, são muito ligeiros ... olham pra você e já descobrem de onde é e alguns já vem falando sua língua ( até o português ) sem você falar absolutamente nada !? Do outro lado da linda praça com chafaris ( Ayasofya Meydani ), de frente para a Basílica/Museu está a Mesquita Azul ( Blue Mosque; que é azul só por dentro, por fora é cinza ) ou
Mesquita do Sultão Ahmed ( entre outras ), também com seus minaretes apontando para o céu, além de alguns hotéis em estilo otomano muito interessantes,diferentes e atrativos, incluindo um privativo banho turco que não deixa de ser um “ banho de caneca “, mas é muito legal como experiência. A cidade é muito bonita e florida, não é à toa que encantou e serviu de morada para a maior escritora britânica Agatha Mary Clarissa Mallowan ou simplesmente Agatha Christie e toda essa arquitetura pode ser observada no filme Busca Implacável 2 ( Taken 2 – 2012 ) com o ator irlandês William John Neeson ou Liam Neeson. 

CURIOSIDADES TURCAS

* Os doces turcos são maravilhosos e irresistíveis. 
* Nos restaurantes próximo à praça central de Sultanahmet ( Hagia Sofia e à Mesquita Azul ) não servem bebidas alcoólicas. 
* Devido a quantidade de pessoas no seu desembarque e a disputa por táxis, é melhor ter seu transfer garantido. 
* É o país onde o inglês é mais fácil de ser entendido por brasileiros que estudaram a língua inglesa, pois falam pausadamente e bem claro. 
* Assim como os franceses e tchecos, os turcos fumam muito,  principalmente o tal Narguilé. 
* Outra semelhança de Istambul com Paris ( especificamente ) são os pequeníssimos elevadores nos antigos hotéis.   

 
  DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS ( COPYRIGHT )

Nenhum comentário:

Postar um comentário